SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Avaliação da Metacognição Infantil: evidências de validade e análise semânticaFluência verbal semântica e fonêmica em crianças: funções cognitivas e análise temporal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FONSECA, Ana Márcia de Oliveira  e  PORTO, Juliana Barreiros. Validação fatorial de escala de atitudes frente a estilos de liderança. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 157-166. ISSN 1677-0471.

Internacionalmente, os estilos de liderança transformacional e transacional estão entre os mais estudados nos últimos 20 anos. Pressupõe-se que a adoção de um ou outro estilo possa ser predita pelas atitudes do gestor frente a cada estilo. O objetivo deste estudo foi fornecer evidências de validade de uma escala para mensuração de atitudes frente à liderança transformacional e transacional. Os itens foram extraídos de escalas internacionais validadas e passaram pelo processo de tradução-retradução. O questionário foi aplicado a uma amostra de 324 profissionais de organizações públicas e privadas de Brasília. A análise fatorial (PAF com rotação Promax) indicou uma estrutura com dois fatores, teoricamente consistentes com a teoria prévia: Fator 1: Liderança Transformacional (24 itens); Fator 2: Liderança Transacional (8 itens). Conclui-se que as evidências encontradas apontam a validade da escala para medir a atitude frente aos dois estilos de liderança.

Palavras-chave : escala; atitude; liderança; transformacional; transacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )