SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Validação fatorial de escala de atitudes frente a estilos de liderançaEstudo de validação da Escala de Necessidade de Cognição com amostra portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MOURA, Octávio; SIMOES, Mário R  e  PEREIRA, Marcelino. Fluência verbal semântica e fonêmica em crianças: funções cognitivas e análise temporal. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 167-177. ISSN 1677-0471.

Testes de fluência verbal são medidas sensíveis a diferentes funções neuropsicológicas usadas na avaliação da integridade dos lobos frontal e temporal. Participaram neste estudo 120 crianças (7 a 10 anos) que foram avaliadas por meio da prova de fluência verbal semântica e fonêmica. Os resultados obtidos das análises fatoriais exploratória e confirmatória e da análise de correlação parecem indicar que essas duas provas dependem de diferentes funções neurocognitivas. O número de palavras produzidas nas tarefas fonêmicas foi significativamente inferior ao obtido nas tarefas semânticas, uma vez que as primeiras são cognitivamente mais complexas. Não foram observadas diferenças de gênero, mas foi observado um efeito significativo em função da idade da criança, o que corrobora a sensibilidade desses testes aos processos neurodesenvolvimentais. Na análise do desempenho ao longo dos 60 segundos, observa-se uma maior produção de palavras nos primeiros 15 segundos e uma significativa diminuição ao longo dos restantes 45 segundos.

Palavras-chave : fluência verbal semântica e fonêmica; crianças; neuropsicologia; BANC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )