SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Fluidez verbal semántica y fonémica en niños: funciones cognitivas y análisis temporalAdaptación brasileña de las Escalas de Self Autónomo, Relacionado y Autónomo-Relacionado de Ç. Kağitçibaşi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

GOMES, Alexandra et al. Estudo de validação da Escala de Necessidade de Cognição com amostra portuguesa. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 179-192. ISSN 1677-0471.

Não há consenso no que concerne à estrutura da escala de Necessidade de Cognição, (versão curta) de Cacioppo, Petty e Kao (1984). O presente estudo tem como objetivo analisar a estrutura fatorial da escala de 18 itens, numa amostra Portuguesa de 344 indivíduos, com distribuições semelhantes entre gêneros e 45,3 tendo como habilitação o ensino secundário. Os resultados da análise exploratória mostram uma estrutura trifatorial, com elevada consistência interna, o que sugere a sua bondade para aplicação à população portuguesa. Os indivíduos com uma maior necessidade de cognição parecem ser aqueles que atingem níveis de escolaridade mais elevados, contudo não são os que apresentam profissões de maior qualificação. Reitera-se a premência em continuar a estudar essa temática, nomeadamente a sua relação com os demais processos cognitivos.

Palabras clave : necessidade de cognição; análise fatorial; adaptação; escala.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )