SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Validation Study of the Need for Cognition Scale with a Portuguese sampleTranslation, adaptation and validity evidence for the measure of Work-Family Conflict author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia; FIORAVANTI-BASTOS, Ana Carolina; CARVALHO, Rafael Vera Cruz de  and  ZIVIANI, Cílio. Adaptação brasileira das Escalas de Self Autônomo, Relacionado e Autônomo-Relacionado de Ç. Kağitçibaşi. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 193-201. ISSN 1677-0471.

O desenvolvimento do self assume diversas trajetórias de acordo com modelos culturais, que se constroem em reação a contextos específicos. Este trabalho como objetivo apresentar a adaptação de um instrumento de avaliação dessa variedade de trajetórias de desenvolvimento, desenvolvido por Ç. Kağitçibaşi. O instrumento é composto de três escalas: Autonomia, Interdependência e Autonomia-relacionada. As escalas foram traduzidas, adaptadas e aplicadas em 207 participantes adultos de ambos sexos. A Análise de Componentes Principais e a Análise Fatorial Exploratória sugerem, com ressalvas, a unidimensionalidade de cada escala. O Alfa de Cronbach revelou consistência interna moderada para todas as três escalas. Os resultados foram discutidos em relação ao modelo teórico. O instrumento pode ser útil em estudos brasileiros de sistemas de crenças e modelos culturais, mas suas limitações foram ponderadas, assim como a necessidade de estudos futuros para o desenvolvimento de um instrumento que avalie as dimensões de agência e distância interpessoal.

Keywords : autonomia; interdependência; autonomia-relacionada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )