SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Adaptação brasileira das Escalas de Self Autônomo, Relacionado e Autônomo-Relacionado de Ç. KağitçibaşiQuestionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

AGUIAR, Carolina Villa Nova  e  BASTOS, Antonio Virgilio Bittencourt. Tradução, adaptação e evidências de validade para a medida de Conflito trabalho-família. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 203-212. ISSN 1677-0471.

O Conflito trabalho-família é definido como uma forma de conflito entre papéis no qual as pressões advindas do trabalho e família são mutuamente incompatíveis. Este trabalho teve como objetivo validar para o Brasil uma medida do construto, contemplando as dimensões Interferência do Trabalho na Família e Interferência da Família no Trabalho. Participaram 994 trabalhadores, havendo discreta predominância de mulheres (59,1%), solteiros (51,5%) e jovens (77,3% com idades entre 19 e 35 anos). Foram realizadas análises fatoriais exploratória e confirmatória (modelagem de equações estruturais). A etapa exploratória sugeriu estrutura bifatorial e, com base nesses resultados, um modelo de mensuração foi especificado para a análise fatorial confirmatória. Os índices de ajuste ficaram próximos aos satisfatórios, mas apontaram que algumas modificações permitiriam uma melhor aderência dos dados. Foi, portanto, inserido um parâmetro entre os erros de dois itens, o que tornou os índices satisfatórios. Conclui-se que a medida apresentou boas propriedades psicométricas.

Palavras-chave : conflito trabalho-família; interferência do trabalho na família; interferência da família no trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )