SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Tradução, adaptação e evidências de validade para a medida de Conflito trabalho-famíliaEscala de avaliações autorreferentes: características psicométricas em amostras brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BORGES, Livia de Oliveira et al. Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em grupos. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 213-225. ISSN 1677-0471.

A pesquisa foi realizada com o objetivo de propor um questionário sobre as condições de trabalho, explorando sua consistência e validade de construto, bem como se as estruturas fatoriais variam por ocupações. Desenvolveram-se dois surveys, um com 411 operários da construção de edificações e outro com 145 docentes de um centro de educação superior e 119 profissionais de saúde de hospitais universitários. Os resultados mostraram a fatorabilidade das escalas referentes a três categorias das condições de trabalho, a saber: condições físicas e materiais, processos e características da atividade e ambiente sociogerencial. Compreendeu-se que as diferentes estruturas fatoriais encontradas por amostras refletem as especificidades das ocupações dos seus participantes. O questionário pode ser útil para diagnósticos ocupacionais, embora ainda apresente pontos a serem aperfeiçoados.

Palavras-chave : condições de trabalho; análise fatorial; diagnóstico ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )