SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Questionário de condições de trabalho: reelaboração e estruturas fatoriais em gruposValidação brasileira do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a] índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FERREIRA, Maria Cristina et al. Escala de avaliações autorreferentes: características psicométricas em amostras brasileiras. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 227-232. ISSN 1677-0471.

Foi objetivo da presente pesquisa buscar evidências de validade e fidedignidade da Escala de Avaliações Autorreferentes em amostras brasileiras. Participaram do estudo 393 trabalhadores de ambos os sexos, que responderam à Escala de Avaliações Autorreferentes, a uma Escala de Exaustão Emocional e a uma Escala de Satisfação no Trabalho. Os resultados da análise fatorial evidenciaram que a Escala de Avaliações Autorreferentes apresentou estrutura unifatorial, além de índice satisfatório de consistência interna. Outrossim, as correlações entre as três escalas adotadas no estudo demonstraram a existência de correlações positivas significativas das avaliações autorreferentes com a satisfação no trabalho e, correlações negativas e significativas, com a exaustão emocional. Tais resultados permitiram concluir que a Escala de Avaliações Autorreferentes apresentou índices psicométricos que recomendam seu uso em situações de diagnóstico e pesquisas futuras, no contexto das organizações de trabalho.

Palavras-chave : avaliações autorreferentes; autoestima; autoeficácia; lócus de controle; estabilidade emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )