SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Validação brasileira do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a]Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SHIMADA, Milena  e  MELO-SILVA, Lucy Leal. Interesses profissionais e papéis de gênero: escolhas femininas no BBT-Br. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 243-251. ISSN 1677-0471.

Gênero, nível educacional e situação socioeconômica são variáveis relevantes em investigações sobre escolha de carreira. Este estudo focaliza o gênero, objetivando avaliar interesses profissionais de participantes do sexo feminino. A amostra é constituída por 373 participantes, de 14 a 21 anos de idade, procedentes de escolas públicas (n = 94) e particulares (n = 279), atendidas em um Serviço de Orientação Profissional, que foram avaliadas por meio do BBT-Br. Os resultados evidenciaram interesses por atividades relacionadas à ajuda e ao cuidado com o outro (demonstrados pela elevada escolha dos radicais S e w do BBT-Br), características apontadas pela literatura como socialmente esperadas para o papel feminino. Já os radicais rejeitados se relacionam a aspectos de agressividade (K), bem como a ambientes profissionais caracterizados pela organização e racionalidade (v). Discute-se a importância de intervenções no campo da Orientação Profissional que ajam sobre os estereótipos de gênero, evitando a restrição de possibilidades no desenvolvimento de carreira.

Palavras-chave : escolha da carreira; interesses; gênero; orientação profissional; Berufsbilder Test (BBT-Br).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )