SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Intereses profesionales y papeles de género: opciones femeninas en el BBT-BrValidación de la Psychological Well-being Scale en una muestra de estudiantes universitarios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

SOUSA, Heloiza de; BARDAGI, Marucia Patta  y  NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 253-261. ISSN 1677-0471.

Este estudo investigou a autoeficácia na formação superior e as vivências acadêmicas de estudantes cotistas e não cotistas da Universidade Federal de Santa Catarina, que responderam aos instrumentos por formulário online. Participaram 204 estudantes (66,7% mulheres e 73,5% cotistas), com idade média de 22,6 anos. Os dados foram analisados por meio de testes de diferença de médias e correlação. Os cotistas apresentaram média mais baixa do que os demais na dimensão Interpessoal das vivências acadêmicas, e mais alta nas dimensões Pessoal e Institucional, sem diferenças na Autoeficácia. Entende-se que a dificuldade dos cotistas nas relações interpessoais possa ser decorrente do preconceito e da desconfiança que o sistema de cotas enfrenta no Brasil. Nesse sentido, os serviços universitários podem trabalhar auxiliando na integração acadêmica dos muitos alunos que formam o ensino superior brasileiro, preparando-os para uma vivência globalizada.

Palabras clave : autoeficácia; cotas; integração acadêmica; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )