SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Autoeficácia na formação superior e vivências de universitários cotistas e não cotistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MACHADO, Wagner de Lara; BANDEIRA, Denise Ruschel  e  PAWLOWSKI, Josiane. Validação da Psychological Well-being Scale em uma amostra de estudantes universitários. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.2, pp. 263-272. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo adaptar e validar a Psychological Well-being Scale (Escala de Bem-estar Psicológico – EBEP) em uma amostra de estudantes universitários. O processo de adaptação dos itens envolveu a tradução, análise de juízes e avaliação da familiaridade. Posteriormente, 313 estudantes universitários, com média de idade de 24,18 (DP = 6,44) anos, sendo 190 (60,7%) mulheres, responderam a EBEP. Para investigar a validade de construto foram conduzidas análises fatoriais confirmatórias e análises de correlação com indicadores de satisfação de vida, afetos positivos e negativos, balanço entre afetos e depressão. O modelo teórico de seis fatores oblíquos apresentou melhor ajuste e as seis subescalas se correlacionaram na direção e magnitude esperada com indicadores de bem-estar. A EBEP mostrou-se um instrumento válido e fidedigno.

Palavras-chave : bem-estar psicológico; escala psicométrica; avaliação psicológica; psicometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )