SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Além dos números há uma pessoa: sobre a utilização clínica de testes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

HOWAT-RODRIGUES, Anna Beatriz Carnielli; ANDRADE, Alexsandro Luiz de  e  TOKUMARU, Rosana Suemi. Escala de Propensão ao Risco Específico – Domínios Evolutivos: adaptação e estrutura fatorial. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 281-290. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou adaptar e levantar evidências de validade para a estrutura fatorial da Escala de Propensão ao Risco Específico – Domínios Evolutivos (EPRE-DE) voltada para a população brasileira. Participaram da pesquisa 1244 pessoas, respondendo a EPRE-DE e um questionário sociodemográfico on-line. As análises exploratória e confirmatória indicaram que o modelo bidimensional (coesão e competição) foi o mais adequado para a EPRE-DE, apresentando índices de confiabilidade satisfatórios para fins de pesquisa. A partir da MANOVA, verificou-se a validade por grupos contrastantes da medida a qual apresentou médias significativamente maiores de propensão ao risco em ambas as dimensões para os homens, como previsto pela literatura. Concluímos que a EPRE-DE é mais bem representada por um modelo fatorial bidimensional e é adequada do ponto de vista psicométrico, permitindo diferenciar grupos nos construtos avaliados.

Palavras-chave : risco; medida psicológica; psicologia evolucionista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )