SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Além dos números há uma pessoa: sobre a utilização clínica de testesInteração mãe-criança: fidedignidade da versão brasileira do sistema observacional CITMI-R, índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SCADUTO, Alessandro Antonio  e  BARBIERI, Valéria. Em defesa do TAT: uma revisão crítica das pesquisas sobre o teste no Brasil. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 299-305. ISSN 1677-0471.

O artigo tem por objetivo sensibilizar profissionais e pesquisadores para a necessidade de pesquisas com o Teste de Apercepção Temática (TAT) no contexto brasileiro. Inicialmente, são mencionados os avanços e desafios atuais da Avaliação Psicológica no país, em especial com relação ao uso das chamadas técnicas projetivas. Em seguida, apresenta-se um breve panorama do uso do TAT internacionalmente e no Brasil, discutindo-se a necessidade de investir em pesquisas sobre as características do instrumento em si, tendo em vista a ausência de estudos recentes nessa direção no país. Por fim, são apresentadas sugestões no sentido de se retomar tais pesquisas, visando resgatar as possibilidades investigativas do TAT, bem como caracterizar seus alcances e limitações como teste psicológico.

Palavras-chave : teste de apercepção temática (TAT); técnicas projetivas; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )