SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Em defesa do TAT: uma revisão crítica das pesquisas sobre o teste no BrasilConstrução e validação de uma medida de papéis de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

ALVARENGA, Patrícia  e  CEREZO, Maria Ángeles. Interação mãe-criança: fidedignidade da versão brasileira do sistema observacional CITMI-R,. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 307-316. ISSN 1677-0471.

Este estudo examinou a fidedignidade entre observadores da versão brasileira do Sistema de Codificação da Interação Mãe-Criança Revisado (CITMI-R). Esse sistema permite o registro sequencial da interação em tempo real. Baseou-se na análise de 16 episódios de interação livre aos oito e aos 18 meses de vida da criança. Duas duplas de observadores independentes codificaram os seis minutos iniciais de cada episódio. Os valores de Kappa aos oito e aos 18 meses foram 0,80 e 0,86, respectivamente. Os resultados para as categorias comportamentais específicas revelaram valores mais modestos, embora aceitáveis em sua maioria. A discussão destaca o potencial do instrumento para pesquisa e intervenção, e sugere alternativas no que se refere ao treinamento e a aspectos metodológicos que podem ser aprimorados em futuros estudos de fidedignidade.

Palavras-chave : interação mãe-criança; observação; análise sequencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )