SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Interacción madre-niño: fiabilidad de la versión brasileña del sistema observacional CITMI-REvaluación del desarrollo cognitivo de niños con cáncer por el DFH III índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

BARROS, Mônica Colognese; NATIVIDADE, Jean Carlos  y  HUTZ, Cláudio Simon. Construção e validação de uma medida de papéis de gênero. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 317-324. ISSN 1677-0471.

Os instrumentos utilizados para a investigação dos papéis de gênero diferem amplamente, dependendo da época e cultura em que foram criados, e do que querem medir. O presente estudo teve como objetivo construir e validar uma escala para papéis de gênero a partir de um levantamento empírico de características femininas e masculinas. Elaborou-se uma lista contendo 107 expressões caracterizadoras de mulheres e homens, que foi apresentada a 223 pessoas da região Sul do Brasil para que elas indicassem o quanto cada uma das expressões era mais masculina ou feminina. A partir disso, 20 expressões foram selecionadas e aplicadas a 510 pessoas de quatro regiões do país, sendo 53,9% do sexo feminino e idade média de 29,0 anos (DP=8,83), com escolaridade nível superior incompleto a pós-graduação completa. A versão final do instrumento, com 14 itens, mostrou-se válida e fidedigna e sustenta a postulação de independência das dimensões Masculinidade e Feminilidade.

Palabras clave : gênero; papéis de gênero; masculinidade; feminilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )