SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Construção e validação de uma medida de papéis de gêneroEscala de cavalheirismo paternalista: estrutura fatorial e correlatos com o sexismo ambivalente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SANTOS, Manuela Zubaran; JUNIOR, Jamir João Sardá; MENEZES, Marina  e  THIEME, André Luiz. Avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com câncer por meio do DFH III. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 325-332. ISSN 1677-0471.

O câncer é uma doença com implicações afetivas, sociais e cognitivas. Em decorrência do tempo de tratamento e seus efeitos, crianças com câncer podem sofrer restrições passíveis de comprometer seu desenvolvimento. A presente pesquisa investigou o desenvolvimento cognitivo de seis crianças com câncer, atendidas no hospital infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis-SC. Os dados demográficos e clínicos dos participantes foram coletados por meio de uma breve entrevista e do Desenho da Figura Humana (DFH III), aplicado individualmente. A análise dos dados ocorreu de acordo com os critérios estabelecidos no manual do DFH III. Os resultados indicaram que, dentre as seis crianças avaliadas, uma apresentou algum atraso no desenvolvimento cognitivo, as demais obtiveram resultados na média e acima da média para seu grupo normativo. Esses dados estão em consonância com a literatura e justificam a importância da realização de avaliações psicológicas sistemáticas nessa população.

Palavras-chave : câncer em crianças; desenvolvimento cognitivo; desenho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )