SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Avaliação do desenvolvimento cognitivo de crianças com câncer por meio do DFH IIIDimensionalidade do Teste Gestáltico Visomotor de Bender Modificado: uma análise fatorial confirmatória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

ORGAMBIDEZ-RAMOS, Alejandro et al. Escala de cavalheirismo paternalista: estrutura fatorial e correlatos com o sexismo ambivalente. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 333-340. ISSN 1677-0471.

O sexismo ambivalente expressa um desejo dos homens de cuidar das mulheres, protegê-las e adorá-las. Essas atitudes corteses e consideradas em relação às mulheres são definidas como o cavalheirismo paternalista. Este estudo pretende apresentar evidências métricas da adaptação à população portuguesa da escala de cavalheirismo paternalista por meio de análises fatoriais confirmatórias e das relações entre cavalheirismo paternalista e sexismo ambivalente. Os resultados confirmaram que o modelo de dois fatores é mais adequado do que o modelo unidimensional da escala original. No tocante à relação entre cavalheirismo paternalista e sexismo ambivalente, os participantes com elevados níveis de cavalheirismo paternalista (comportamentos cavalheirosos, intimidade heterossexual) mostraram elevados níveis de sexismo benevolente: preferem relações nas quais o homem possua o poder.

Palavras-chave : cavalheirismo paternalista; escala; análise confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )