SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Escala de cavalheirismo paternalista: estrutura fatorial e correlatos com o sexismo ambivalenteEstratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

SOTO, César Merino. Dimensionalidade do Teste Gestáltico Visomotor de Bender Modificado: uma análise fatorial confirmatória. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 341-350. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo é examinar as características estruturais de uma nova e breve versão do Teste Gestáltico Visomotor de Bender, modificada para crianças entre 4 y 8 anos (TGB-M). Participaram 1369 crianças provenientes de várias zonas urbanas de Lima, Peru. Foi aplicado o TGB-M em grupos e individualmente, e foi verificada a dimensionalidade mediante metodologia de análise fatorial confirmatória, e a consistência interna com metodologia fatorial e com a teoria clássica dos testes. Os resultados justificam a unidimensionalidade da pontuação total, mas a variância retida e a confiabilidade do construto variam em cada nível de idade; também, a invariância configuracional dos itens é satisfatória em todos os grupos de idade. A consistência interna é satisfatória. É discutida a interpretação da variabilidade dos resultados entre as idades, assim como a possível extensão do TGB-M em crianças com mais de 8 anos.

Palavras-chave : sistema de pontuação qualitativa; Teste Gestáltico de Bender; análise fatorial; validade; confiabilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )