SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Dimensionalidade do Teste Gestáltico Visomotor de Bender Modificado: uma análise fatorial confirmatóriaJustificativas e concepções de psicólogos que não utilizam avaliação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques; BORUCHOVITCH, Evely  e  BZUNECK, José Aloyseo. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 351-359. ISSN 1677-0471.

Este trabalho teve por objetivos avaliar a frequência de uso de estratégias de aprendizagem, identificar a motivação para aprender e explorar a relação entre essas duas variáveis numa amostra de 314 alunos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de duas escalas Likert: uma referente às estratégias de aprendizagem e outra relativa à motivação intrínseca e extrínseca, ambas com índices aceitáveis de consistência interna. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre uso de estratégias de aprendizagem e motivação intrínseca. Os dados foram discutidos à luz da literatura e foram extraídas implicações educacionais, bem como sugestões de futuras pesquisas.

Palavras-chave : estratégias de aprendizagem; motivação intrínseca; motivação extrínseca; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )