SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Justificativas e concepções de psicólogos que não utilizam avaliação psicológicaEscala de Autocontrole: adaptação brasileira e evidências de validade de construto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

ZANFELICI, Tatiane Oliveira  e  OLIVEIRA, Susi Lippi Marques de. Ensino de testes psicológicos a alunos com deficiências sensoriais: expectativas e experiências. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 369-378. ISSN 1677-0471.

É possível que as experiências e expectativas dos profissionais e estudantes diante das possibilidades de ensino da Avaliação Psicológica a pessoas com deficiências estejam indicando tendências na atuação docente na área. O objetivo deste estudo foi o de identificar as expectativas e experiências de 33 profissionais envolvidos com a temática quanto ao ensino dessas técnicas e sua instrumentação a alunos com deficiências em fase de formação profissional. Após responderam a um questionário on-line, os participantes foram divididos em dois grupos: pessoas que nunca tiveram contato com esse alunado e indivíduos que já possuíam esse contato e experiência. Verificou-se que há correspondência quanto às possibilidades de ensino empregadas pelos profissionais do primeiro grupo, bem como indícios de aprendizagem dos alunos por meio dessas estratégias e as esperadas pelos respondentes do segundo grupo.

Palavras-chave : avaliação psicológica; deficiência visual; deficiência auditiva; inclusão; ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )