SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Ensino de testes psicológicos a alunos com deficiências sensoriais: expectativas e experiênciasEvidências de validade para o IDTP baseadas em variáveis externas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Escala de Autocontrole: adaptação brasileira e evidências de validade de construto. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 379-386. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo adaptar a Escala de Autocontrole (EAC) para o contexto brasileiro, reunindo evidências de sua validade fatorial e consistência interna. Participaram 244 estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa (PB). A maioria dos estudantes foi do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e 42 anos, solteira e católica. Esses participantes responderam à EAC e perguntas demográficas. Realizou-se uma análise de Componentes Principais (rotação varimax), observando-se seis fatores que explicaram conjuntamente 59,5% da variância total. A consistência interna de seus fatores (alfa de Cronbach) variou de 0,62 a 0,82, valores considerados aceitáveis. Conclui-se que essa medida pode ser empregada adequadamente em pesquisas no contexto em que foi adaptada, mostrando evidências de validade de construto. Entretanto, sugerem-se novos estudos, checando sua invariância fatorial e poder explicativo em relação a comportamentos socialmente desviantes.

Palavras-chave : autocontrole; escala; comportamento criminal; validade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )