SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Escala de Autocontrole: adaptação brasileira e evidências de validade de construtoRevisão sistemática de instrumentos para avaliação de ansiedade na população brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

CARVALHO, Lucas de Francisco  e  PRIMI, Ricardo. Evidências de validade para o IDTP baseadas em variáveis externas. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 387-395. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo buscar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas ao Inventário Dimensional dos Transtornos da Personalidade (IDTP), nomeadamente validade convergente e discriminante correlacionando-o, com o Millon Clinical Multiaxial Inventory III (MCMI-III) e de critério, buscando-se predizer a presença de transtornos psiquiátricos. Foram participantes 350 pessoas, cujas idades variaram entre 18 e 67 anos, sendo 71,7% do sexo feminino. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Não Psiquiátrico (GNP; n= 276) e Grupo Psiquiátrico (GPS; n= 74). Todos os participantes responderam ao IDTP e ao MCMI-III. Os dados encontrados apontam para convergência entre os resultados dos instrumentos, bem como para capacidade do IDTP em discriminar pessoas com funcionamento da personalidade mais patológico e mais saudável. Também foram encontrados bons índices de sensibilidade para o instrumento, mas não muito favoráveis para especificidade.

Palavras-chave : transtornos psiquiátricos; DSM-IV-TR; psicopatologia; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )