SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Validity evidences for PDDI based on external variablesPsychological assessment of sex offenders with the Rorschach method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

DESOUSA, Diogo Araújo et al. Revisão sistemática de instrumentos para avaliação de ansiedade na população brasileira. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 397-410. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática dos instrumentos para a avaliação de sintomas ansiosos e Transtornos de Ansiedade (TA) disponíveis no Brasil. Foi realizada uma revisão nas bases Index Psi, PePSIC, SciELO, LILACS, PsycINFO e PUBMED com auxílio de estratégias extras. Foram incluídos 99 estudos, contemplando 69 instrumentos de avaliação. A maioria dos instrumentos é composta por adaptações transculturais, de estilo psicométrico e autoaplicados. Sete categorias emergiram dos resultados, evidenciando o caráter multifacetado do construto ansiedade. Há alternativas para investigação de TA em diferentes faixas etárias e contextos. A maioria dos estudos apresentou boas evidências de validade e fidedignidade para os instrumentos avaliados, embora alguns ainda careçam de maiores investigações. O avanço e o contínuo monitoramento dos estudos acerca da avaliação de TA oferecem subsídios teóricos e empíricos para o desenvolvimento do construto ansiedade e para a prevenção e tratamento dos TA.

Keywords : ansiedade; transtornos de ansiedade; avaliação psicológica; escalas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )