SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Evidencias de validez del IDTP basadas en variables externasEvaluación psicológica de delincuentes sexuales con el método de Rorschach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

DESOUSA, Diogo Araújo et al. Revisão sistemática de instrumentos para avaliação de ansiedade na população brasileira. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 397-410. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática dos instrumentos para a avaliação de sintomas ansiosos e Transtornos de Ansiedade (TA) disponíveis no Brasil. Foi realizada uma revisão nas bases Index Psi, PePSIC, SciELO, LILACS, PsycINFO e PUBMED com auxílio de estratégias extras. Foram incluídos 99 estudos, contemplando 69 instrumentos de avaliação. A maioria dos instrumentos é composta por adaptações transculturais, de estilo psicométrico e autoaplicados. Sete categorias emergiram dos resultados, evidenciando o caráter multifacetado do construto ansiedade. Há alternativas para investigação de TA em diferentes faixas etárias e contextos. A maioria dos estudos apresentou boas evidências de validade e fidedignidade para os instrumentos avaliados, embora alguns ainda careçam de maiores investigações. O avanço e o contínuo monitoramento dos estudos acerca da avaliação de TA oferecem subsídios teóricos e empíricos para o desenvolvimento do construto ansiedade e para a prevenção e tratamento dos TA.

Palabras clave : ansiedade; transtornos de ansiedade; avaliação psicológica; escalas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )