SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Systematic review of instruments to evaluate anxiety in Brazilian populationUniversal design and psychological assessment in a human rights perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

SCORTEGAGNA, Silvana Alba  and  AMPARO, Deise Matos do. Avaliação psicológica de ofensores sexuais com o método de Rorschach. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 411-419. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi avaliar as características de personalidade de ofensores sexuais adultos. Participaram três homens, entre 43 e 50 anos de idade, casados, com ensino fundamental e nível socioeconômico baixo, detentos em uma penitenciária por crime sexual intrafamiliar. Como instrumentos, foram utilizados o Método de Rorschach no Sistema Compreensivo e uma ficha sociodemográfica. Os dados foram analisados com base nas variáveis autopercepção, relacionamento e percepção interpessoal, ajustamento perceptivo, pressão interna e autocontrole. Os resultados indicaram a presença de baixa autoestima e prejuízos na autoimagem, na adequação perceptiva e no teste de realidade, além de rebaixamento na capacidade de estabelecer vínculos, de empatia e na estabilidade das identificações. A sensibilidade ao humano e as vivências de desconforto subjetivo apresentaram diferenças nos casos discutidos. Os principais achados remetem às características psicológicas habitualmente retratadas na literatura e avigoram a inexistência de um tipo psicológico único de agressor sexual.

Keywords : avaliação psicológica; personalidade; método de Rorschach; violência sexual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )