SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Psychological assessment of sex offenders with the Rorschach method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

OLIVEIRA, Cassandra Melo; NUERNBERG, Adriano Henrique  and  NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Desenho universal e avaliação psicológica na perspectiva dos direitos humanos. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 421-428. ISSN 1677-0471.

Desenho universal consiste no processo de projetar materiais, artefatos, objetos, edificações e ambientes acessíveis para a maioria da população, independente de serem pessoas com deficiências ou não. A adoção desse conceito no processo de construção e adaptação de instrumentos para avaliação psicológica é entendida nesse texto como um modo de promover os direitos humanos, favorecendo tanto a avaliação de pessoas com deficiência quanto a prática avaliativa de psicólogos que possuem deficiências. A partir da revisão de documentos legais e técnicos, recomendações da American Psychological Association e outras fontes na literatura internacional relativas à construção e adaptação de medidas psicológicas e desenho universal, são propostas algumas perspectivas da aplicação desse conceito ao campo de pesquisa e à prática em avaliação psicológica, aproximando esse campo do compromisso histórico da Psicologia com os princípios democráticos e com a luta pela maior participação e inclusão social.

Keywords : desenho universal; direitos humanos; pessoas com deficiência; medidas em psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )