SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3Evaluación psicológica de delincuentes sexuales con el método de Rorschach índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

OLIVEIRA, Cassandra Melo; NUERNBERG, Adriano Henrique  y  NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva. Desenho universal e avaliação psicológica na perspectiva dos direitos humanos. Aval. psicol. [online]. 2013, vol.12, n.3, pp. 421-428. ISSN 1677-0471.

Desenho universal consiste no processo de projetar materiais, artefatos, objetos, edificações e ambientes acessíveis para a maioria da população, independente de serem pessoas com deficiências ou não. A adoção desse conceito no processo de construção e adaptação de instrumentos para avaliação psicológica é entendida nesse texto como um modo de promover os direitos humanos, favorecendo tanto a avaliação de pessoas com deficiência quanto a prática avaliativa de psicólogos que possuem deficiências. A partir da revisão de documentos legais e técnicos, recomendações da American Psychological Association e outras fontes na literatura internacional relativas à construção e adaptação de medidas psicológicas e desenho universal, são propostas algumas perspectivas da aplicação desse conceito ao campo de pesquisa e à prática em avaliação psicológica, aproximando esse campo do compromisso histórico da Psicologia com os princípios democráticos e com a luta pela maior participação e inclusão social.

Palabras clave : desenho universal; direitos humanos; pessoas com deficiência; medidas em psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )