SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Estudio psicométrico del Test Computarizado de Percepción de Emociones PrimariasPropiedades psicométricas de instrumentos de evaluación de la participación del padre: revisión de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

FORTES, Leonardo de Sousa  y  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Comportamentos de risco para transtornos alimentares em atletas: associação com diversas características. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 11-18. ISSN 2175-3431 .

O objetivo do presente estudo foi analisar a associação de características psicológicas, corporais e demográficas com os comportamentos de risco para Transtornos Alimentares (TAs) em jovens atletas. Participaram 580 adolescentes de ambos os sexos. Utilizou-se o Eating Attitudes Test (EAT-26), Body Shape Questionnaire e Commitment Exercise Scale para avaliar comportamento de risco para TAs, insatisfação com a imagem corporal (IC) e grau de comprometimento psicológico ao exercício (GCPE), respectivamente. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos. Os achados da regressão múltipla evidenciaram que somente a IC e o percentual de gordura modularam significativamente (p<0,05) a variância dos escores do EAT-26 no sexo feminino; enquanto entre os meninos, IC, GCPE, percentual de gordura, idade, etnia e nível competitivo explicaram significativamente a variância dos comportamentos de risco para TAs. Concluiuse que somente a IC esteve associada aos comportamentos de risco para TAs em ambos os sexos.

Palabras clave : transtornos alimentares; atletas; imagem corporal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )