SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Risk behaviors to eating disorders in athletes: association with various characteristicsBaptista Depression Scale (EBADEP-A): evidence for validity with the Big Five author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

GOMES, Lauren Beltrão et al. Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação do envolvimento paterno: revisão de literatura. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 19-27. ISSN 2175-3431 .

Este estudo teve como objetivo identificar a descrição das propriedades psicométricas de instrumentos de medida do envolvimento paterno em estudos científicos realizados entre 2000 e 2012, bem como caracterizar as pesquisas que utilizam tais instrumentos. Realizou-se uma busca nos sítios BVS psi e APA PsycNET e selecionaram-se 15 artigos científicos para a análise apresentada nesta pesquisa. Constatou-se que a maioria dos estudos oferece uma descrição limitada acerca das qualidades psicométricas dos instrumentos, referindo o número de itens, dimensões e escalas, sendo a referência ao alfa de Cronbach a mais divulgada. Conclui-se que a descrição dos instrumentos disponibilizada nos artigos torna difícil a apreciação acerca da validade e confiabilidade dos mesmos. Ademais, a variedade de instrumentos identificada, a falta de padronização de alguns, bem como a utilização de instrumentos não específicos pode indicar uma carência no que se refere a meios quantitativos de avaliar o envolvimento paterno.

Keywords : envolvimento paterno; relações pai-criança; pesquisa quantitativa; instrumentos; medida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )