SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Psychometric properties of instruments for the assessment of father’s involvement: literature reviewPremorbid intelligence measures in identifying cognitive decline author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BIGHETTI, Cássia Aparecida; ALVES, Gisele Aparecida da Silva  and  BAPTISTA, Makilim Nunes. Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A): evidências de validade com o Big Five. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 29-36. ISSN 2175-3431 .

O presente estudo teve por objetivo buscar evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis para a Escala Baptista de Depressão – (EBADEP-A), por meio de sua relação com o Big Five – Adjetivos Marcadores da Personalidade. Foram participantes 317 estudantes de graduação de uma universidade particular do interior do estado de São Paulo, que fizeram parte do grupo A (não clínico) e 29 pacientes de um consultório particular de psiquiatria que fizeram parte do grupo B (clínico). Os principais resultados indicaram correlações negativas entre a EBADEP-A e os fatores Socialização, Extroversão, Realização e Abertura, sendo esta última dimensão significativa apenas no grupo clínico, além de magnitude positiva com o fator Neuroticismo. Além disso, foram encontradas diferenças de sexo entre os grupos, indicando que as mulheres pontuaram mais no instrumento que avalia depressão, ao passo que os homens pontuaram mais no fator Socialização do Big Five.

Keywords : depressão; testagem psicológica; personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )