SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação do envolvimento paterno: revisão de literaturaMetodologias de estimação da Inteligência Pré-Mórbida na identificação do declínio cognitivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BIGHETTI, Cássia Aparecida; ALVES, Gisele Aparecida da Silva  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A): evidências de validade com o Big Five. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 29-36. ISSN 2175-3431 .

O presente estudo teve por objetivo buscar evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis para a Escala Baptista de Depressão – (EBADEP-A), por meio de sua relação com o Big Five – Adjetivos Marcadores da Personalidade. Foram participantes 317 estudantes de graduação de uma universidade particular do interior do estado de São Paulo, que fizeram parte do grupo A (não clínico) e 29 pacientes de um consultório particular de psiquiatria que fizeram parte do grupo B (clínico). Os principais resultados indicaram correlações negativas entre a EBADEP-A e os fatores Socialização, Extroversão, Realização e Abertura, sendo esta última dimensão significativa apenas no grupo clínico, além de magnitude positiva com o fator Neuroticismo. Além disso, foram encontradas diferenças de sexo entre os grupos, indicando que as mulheres pontuaram mais no instrumento que avalia depressão, ao passo que os homens pontuaram mais no fator Socialização do Big Five.

Palavras-chave : depressão; testagem psicológica; personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )