SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A): evidências de validade com o Big FiveFidedignidade da versão brasileira do Sistema SOCIII para análise da interação mãe-criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALVES, Lara; SIMOES, Mário R  e  MARTINS, Cristina. Metodologias de estimação da Inteligência Pré-Mórbida na identificação do declínio cognitivo. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 29-36. ISSN 2175-3431 .

A avaliação do declínio cognitivo implica a mensuração de uma discrepância entre o nível de funcionamento anterior a uma lesão ou situação de declínio (pré-mórbido) e o estado atual do indivíduo. No entanto, dados relativos ao funcionamento pré-mórbido (ou Inteligência Pré-Mórbida: IPM) raramente se encontram disponíveis, sendo necessário recorrer a métodos indiretos de estimação. O presente estudo apresenta uma abordagem histórica do desenvolvimento das várias metodologias de estimação da IPM, sistematizando e analisando a validade desses métodos, desde as primeiras abordagens qualitativas, às recentes estratégias mais quantitativas. Concluise que a metodologia mais válida, fiável e promissora para a estimação da IPM combina, em fórmulas de regressão, a informação relativa à capacidade atual do sujeito e dados referentes a variáveis demográficas. O constante desenvolvimento de metodologias de estimação da IPM progressivamente mais fiáveis evidencia a importância desta variável na avaliação e investigação psicológica.

Palavras-chave : inteligência pré-mórbida; declínio cognitivo; avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )