SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Metodologías de estimación de inteligencia premórbida en la identificación de deterioro cognitivoAdaptación de la Escala de Aceptación de los Mitos de Violación: evidencias de validez índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

ALVARENGA, Patrícia  y  CEREZO, Maria Ángeles. Fidedignidade da versão brasileira do Sistema SOCIII para análise da interação mãe-criança. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 47-56. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi analisar a fidedignidade da versão brasileira do sistema Códigos Padronizados de Observação – SOCIII, para análise da interação mãe-criança no contexto de brincadeira livre. Esse sistema permite o registro sequencial da interação em tempo real. O estudo se baseou na análise de oito episódios de interação livre aos 48 meses de vida da criança. Dois observadores independentes codificaram os seis minutos iniciais de cada episódio. O valor Kappa global foi 0,77, e os resultados para as categorias comportamentais específicas revelaram valores aceitáveis. A discussão destaca problemas que podem surgir na obtenção de níveis satisfatórios de fidedignidade em algumas categorias de comportamentos infantis e soluções que podem ser adotadas durante o treinamento para evitar tais problemas.

Palabras clave : interação mãe-criança; interação livre; observação; análise sequencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )