SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Metodologias de estimação da Inteligência Pré-Mórbida na identificação do declínio cognitivoAdaptação da Escala de Aceitação dos Mitos de Estupro: evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALVARENGA, Patrícia  e  CEREZO, Maria Ángeles. Fidedignidade da versão brasileira do Sistema SOCIII para análise da interação mãe-criança. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 47-56. ISSN 2175-3431 .

O objetivo deste estudo foi analisar a fidedignidade da versão brasileira do sistema Códigos Padronizados de Observação – SOCIII, para análise da interação mãe-criança no contexto de brincadeira livre. Esse sistema permite o registro sequencial da interação em tempo real. O estudo se baseou na análise de oito episódios de interação livre aos 48 meses de vida da criança. Dois observadores independentes codificaram os seis minutos iniciais de cada episódio. O valor Kappa global foi 0,77, e os resultados para as categorias comportamentais específicas revelaram valores aceitáveis. A discussão destaca problemas que podem surgir na obtenção de níveis satisfatórios de fidedignidade em algumas categorias de comportamentos infantis e soluções que podem ser adotadas durante o treinamento para evitar tais problemas.

Palavras-chave : interação mãe-criança; interação livre; observação; análise sequencial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )