SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Reliability of the Brazilian version of the system SOCIII for the analysis of mother-child interactionAssessment of decision making by using questionnaires: systematic review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SCARPATI, Arielle Sagrillo; GUERRA, Valeschka Martins  and  DUARTE, Camila Nogueira Bonfim. Adaptação da Escala de Aceitação dos Mitos de Estupro: evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 57-65. ISSN 2175-3431 .

Mitos de estupro são crenças estereotipadas sobre a violência sexual, suas vítimas e agressores. A escassez de informação sobre tais mitos no Brasil motivou esta pesquisa, cujos objetivos foram adaptar a Escala de Aceitação dos Mitos de Estupro, apresentando evidências de validade em uma amostra de estudantes de Direito; verificar a existência de diferenças com relação ao gênero dos respondentes e associações com a desejabilidade social, idade e religiosidade. Participaram 281 estudantes com idade média de 23,6, a maioria do sexo feminino. Eles responderam a Escala de Mitos de Estupro, a Escala de Desejabilidade Social e questões sociodemográficas. Os resultados indicaram a adequação de uma estrutura com quatro fatores, em detrimento da original, composta por sete. Foram observados resultados significativos com relação à religiosidade e ao sexo dos participantes. Conclui-se que a escala proposta apresenta parâmetros psicométricos aceitáveis para utilização em pesquisas sobre o tema.

Keywords : mitos de estupro; violência sexual; validação; desejabilidade social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )