SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Adaptação da Escala de Aceitação dos Mitos de Estupro: evidências de validadeCaracterísticas pessoais, familiares e escolares: estudo comparativo entre superdotados e superdotados underachievers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BRANCO, Laura Damiani; COTRENA, Charles; CARDOSO, Caroline Oliveira  e  FONSECA, Rochele Paz. Avaliação da tomada de decisão utilizando questionários: revisão sistemática da literatura. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 67-76. ISSN 2175-3431 .

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de questionários para a avaliação da função executiva tomada de decisão (TD) em adultos saudáveis. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, Web of Science e PsycINFO por artigos publicados entre 1990 e novembro de 2012. As palavras chave utilizadas nas buscas consistiram de combinações dos termos decision making com scale, questionnaire, assessment e instrument. A partir dos resultados obtidos, observou-se uma escassez de questionários padronizados que possibilitassem a avaliação da TD em suas principais propostas teóricas. Destacou-se a Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) por ser o parâmetro mais utilizado de TD em diversas populações. Frente aos resultados, faz-se necessária a realização de estudos nacionais e internacionais com a MDMQ utilizando também outros paradigmas de avaliação de TD, de modo a oferecer uma perspectiva mais completa e apurada.

Palavras-chave : tomada de decisão; avaliação psicológica; questionário; escala; avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )