SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1School, family and personal characteristics: a comparative study between gifted and gifted underachieversPsychometric properties of a motivation and strategies for learning scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

CARVALHO, Renato G  and  NOVO, Rosa F. Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonial. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 87-93. ISSN 2175-3431 .

Neste trabalho analisamos a relação entre a personalidade e o modo como os adolescentes se autoavaliam globalmente como estudantes. Participaram 351 adolescentes dos 14 aos 18 anos, distribuídos por vários níveis de escolaridade. Para avaliar a personalidade, utilizámos o Sumário Estrutural da versão portuguesa do Minnesota Multiphasic Personality Inventory – Adolescent, e um questionário de autoavaliação como estudante, com quatro categorias de resposta possíveis, entre Abaixo da Média e Muito Bom. Num modelo de regressão multinomial identificámos a personalidade como preditor da autoavaliação que os adolescentes fazem de si como estudantes, destacando-se os resultados nas dimensões Imaturidade e Desajustamento Global, o que enfatiza a importância da autorregulação e controlo dos impulsos, bem como da emocionalidade positiva, no modo como os adolescentes se autoavaliam. Os resultados são discutidos considerando o papel da organização da personalidade, não só nos padrões de comportamento observável, como também nas autoavaliações e perceções subjetivas dos indivíduos.

Keywords : personalidade; autoavaliação como estudante; ajustamento escolar; adolescentes; Teste MMPI-A.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )