SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Personalidade e autoavaliação global como estudante: alguns indicadores com um modelo multimonialConstrução e validação da escala de atributos desejáveis do(a) parceiro(a) ideal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de et al. Propriedades psicométricas de uma escala de motivação e estratégias para aprender. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 95-103. ISSN 2175-3431 .

Esta pesquisa teve por objetivo construir uma escala de motivação e estratégias para aprender e investigar suas propriedades psicométricas. Participaram 731 alunos do 1° ao 8° anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do estado do Paraná. Uma escala de motivação e estratégias para aprender composta por 29 itens foi aplicada coletivamente. Os resultados demonstram as etapas de construção do instrumento e apresentam a análise fatorial exploratória que indicou a existência de uma estrutura de quatro fatores na escala. O alfa de Cronbach da escala toda e das quatro subescalas apontaram que o instrumento apresenta índices aceitáveis de consistência interna embora apresente a necessidade de aprofundamento, construção de novos itens ou reformulação daqueles já existentes.

Palavras-chave : motivação no contexto escolar; teoria da autodeterminação; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )