SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Validity evidence of the “Student Alienation and Trauma Survey – R” scaleCultural adaptation and evidences of validity of the Student-Teacher Relationship Scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

MECCA, Tatiana Pontrelli; ANTONIO, Daniela Aguilera Moura; SEABRA, Alessandra Gotuzo  and  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Parâmetros psicométricos da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para Crianças Pré-Escolares. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 125-132. ISSN 2175-3431 .

Devido à carência de testes psicológicos que avaliam crianças pré-escolares e à dificuldade no que tange à avaliação de indivíduos com distúrbios do desenvolvimento, se faz necessária a disponibilidade de instrumentos que possam dar conta desta demanda. Uma possibilidade para avaliação não-verbal de inteligência nessas populações é a Escala Internacional de Inteligência Leiter-R. O objetivo deste estudo foi verificar parâmetros psicométricos da Leiter-R em pré-escolares. Participaram 271 crianças entre 3 e 6 anos de escolas públicas. A ANOVA mostrou efeito da idade no desempenho em todos os subtestes. Foram verificadas correlações positivas e significativas da Leiter-R com outros testes não-verbais. Os coeficientes de Spearman-Brown variaram entre 0,85 e 0,94 e o alfa de Cronbach entre 0,81 e 0,86 para os subtestes da Leiter-R indicaram boa precisão. Os resultados sugerem boa adequação dos parâmetros psicométricos da Leiter-R, preenchendo requisitos básicos que atestam a qualidade do instrumento para avaliação de pré-escolares.

Keywords : inteligência; pré-escolares; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )