SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Parâmetros psicométricos da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para Crianças Pré-EscolaresCaracterização e Avaliação de um Procedimento de Coleta de Dados Online (CORP) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PETRUCCI, Giovanna Wanderley; BORSA, Juliane Callegaro; BARBOSA, Altemir José Gonçalves  e  KOLLER, Sílvia Helena. Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 133-142. ISSN 2175-3431 .

Este artigo descreve os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno – Versão Reduzida (ERPA) para o contexto brasileiro. A ERPA avalia a visão dos professores sobre a qualidade do seu relacionamento com cada aluno(a) a partir de indicadores de conflito e afinidade na relação. Participaram do estudo 31 professoras do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental de quatro escolas da cidade de Porto Alegre. Modelagens de equações estruturais exploratórias confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original, fornecendo índices adequados de ajuste do modelo. A análise de validade convergente com medida correlata apresentou resultados satisfatórios. Constatou-se que os relacionamentos das professoras são mais positivos com as meninas do que com os meninos. A versão adaptada da ERPA demonstra ser uma medida útil para a avaliação da qualidade do relacionamento professor-aluno no contexto brasileiro.

Palavras-chave : relacionamento professor-aluno; infância; adaptação; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )