SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Adaptação cultural e evidências de validade da Escala de Relacionamento Professor-Aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

WACHELKE, João et al. Caracterização e Avaliação de um Procedimento de Coleta de Dados Online (CORP). Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.1, pp. 143-146. ISSN 2175-3431 .

É crescente a popularização de coletas de dados online em psicologia como estratégia de pesquisa, especialmente para experimentos e levantamentos de dados com questionários. Reconhecendo-se as vantagens e as limitações tanto da coleta na internet quanto de procedimentos presenciais, propõe-se um procedimento misto contendo características de ambas as abordagens, em que um convite por correio eletrônico é precedido por uma breve apresentação realizada pessoalmente em sala de aula. Numa última etapa, os participantes recebem certificados e relatórios com os principais achados dos estudos como compensação. O procedimento obteve taxa de resposta geral de 46,2% após três estudos com questionários de temas diferentes, apresentando-se boa relação custo benefício para pesquisas com populações acadêmicas e escolares.

Palavras-chave : metodologia de pesquisa; recrutamento de participantes; técnicas de coleta de dados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )