SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudo exploratório com indivíduos com depressão por meio do Rorschach, Sistema Compreensivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

DAVID, Ana Paula; MORAIS, Maria de Fátima; PRIMI, Ricardo  e  MIGUEL, Fabiano Koich. Metáforas e pensamento divergente: criatividade, escolaridade e desempenho em Artes e Tecnologias. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 147-156. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa objetivou estudar as competências criativas no contexto educativo. Foram avaliados 193 alunos de escolas secundárias de Portugal, em relação a: mesmo ano de escolaridade e áreas curriculares diferentes (Artes Visuais - AV; Ciências e Tecnologias - CT); mesma área curricular e anos de escolaridade diferentes (10º e 12º); relacionamento entre aproveitamento escolar e competências criativas nos diferentes anos e áreas. Foram aplicados o Torrance Tests of Creative Thinking e o Teste de Criação de Metáforas. Diferenças significativas foram constatadas, com superioridade para o 12º ano e AV. Tomando a área curricular, encontraram-se correlações significativas entre sucesso escolar e desempenho em metáforas e fluência, particularmente em CT. Os resultados sugerem participação da escola no desenvolvimento da criatividade nos alunos e na sua valorização acadêmica. Porém, alguns questionamentos foram levantados sobre a relação da criatividade com o desempenho escolar.

Palavras-chave : criatividade; escolarização; produção de metáforas; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )