SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2An exploratory study in patients with depression by the Rorschach Comprehensive SystemValidity characteristics of a meaning of work inventory in creative industries author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471

Abstract

MORAIS, Maria de Fátima et al. Validação portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 167-175. ISSN 1677-0471.

Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento que avalia quatro fatores (incentivo a novas ideias; clima para expressão de ideias; interesse pela aprendizagem do aluno; avaliação e metodologia de ensino). Suas características psicométricas, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas. Conclui-se que o instrumento constitui uma ferramenta útil para fins de pesquisa e diagnóstico de condutas docentes quanto ao estímulo à criatividade.

Keywords : criatividade; medidas; práticas de ensino; ensino superior; percepção de estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )