SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estudo exploratório com indivíduos com depressão por meio do Rorschach, Sistema CompreensivoInventário sobre significado do trabalho de profissionais de indústrias criativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

MORAIS, Maria de Fátima et al. Validação portuguesa do Inventário de Práticas Docentes para Criatividade na Educação Superior. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 167-175. ISSN 1677-0471.

Muito tem sido discutido acerca do papel da educação superior na formação de profissionais aptos a lidar de forma criativa com os desafios que o mundo contemporâneo lhes impõe. Práticas docentes para a promoção da criatividade na educação superior são um alvo a pesquisar, embora se verifique escassez de instrumentos de avaliação. O objetivo deste estudo foi adaptar e validar, para o contexto português, o Inventário de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior, desenvolvido no Brasil. Participaram da pesquisa 582 estudantes universitários. Os resultados apontam um instrumento que avalia quatro fatores (incentivo a novas ideias; clima para expressão de ideias; interesse pela aprendizagem do aluno; avaliação e metodologia de ensino). Suas características psicométricas, em termos de precisão e de validade, revelaram-se adequadas. Conclui-se que o instrumento constitui uma ferramenta útil para fins de pesquisa e diagnóstico de condutas docentes quanto ao estímulo à criatividade.

Palavras-chave : criatividade; medidas; práticas de ensino; ensino superior; percepção de estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )