SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Validación portuguesa del Inventario de las Prácticas Creativas en la Educación SuperiorFidedignidad y Validez del Test de Pfister para Evaluación de los niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

BENDASSOLLI, Pedro F.  y  TORRES, Camila Costa. Inventário sobre significado do trabalho de profissionais de indústrias criativas. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 177-186. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste artigo foi adaptar e validar um inventário de significado do trabalho feito com uma amostra de profissionais das indústrias criativas. A base teórica utilizada é o modelo de significado do trabalho desenvolvido pelo Meaning of Work Research Team (MOW). O referido inventário foi originalmente validado por pesquisadores espanhóis. Após validação semântica, o inventário foi aplicado a 230 profissionais das indústrias criativas no Estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória, resultando em cinco fatores, coerentes com os domínios conceituais do modelo teórico de referência. Os índices de confiabilidade, tanto da medida em geral como dos cinco fatores da estrutura empírica encontrada, sugerem a adequação do instrumento. Discutem-se implicações de desdobramentos dos achados.

Palabras clave : significado do trabalho; MOW; indústrias criativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )