SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Características de validez de un inventario de significado del trabajo en las industrias creativasLas alteraciones en las funciones ejecutivas de los usuarios de crack índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FARAH, Flávia Helena Zanetti; CARDOSO, Lucila Moraes  y  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. Precisão e validade do Pfister para avaliação de crianças. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 187-194. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi buscar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) para crianças e verificar a precisão entre avaliadores. A amostra foi composta por 200 crianças de seis a 10 anos, ambos os sexos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. O TPC e o HTP, usado como medida externa, foram administrados individualmente, sempre nesta ordem. Os protocolos do HTP das crianças foram classificados em dois grupos extremos considerando a ausência ou a presença de indicadores de adequação emocional e, em seguida, comparados e correlacionados com o TPC. Nos resultados, o grupo com maior dificuldade em lidar com demandas emocionais pelo HTP apresentou a cor por dupla vermelho e marrom aumentado no TPC. No estudo de precisão entre avaliadores, a concordância entre os dois juízes independentes foi de 88%. Conclui-se que o TPC é um instrumento com evidências de validade e precisão.

Palabras clave : avaliação psicológica; teste das pirâmides coloridas; desenho da casa-árvore-pessoa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )