SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Inventário sobre significado do trabalho de profissionais de indústrias criativasPrejuízos de funções executivas em usuários de cocaína e crack: case studies índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FARAH, Flávia Helena Zanetti; CARDOSO, Lucila Moraes  e  VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. Precisão e validade do Pfister para avaliação de crianças. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 187-194. ISSN 1677-0471.

O objetivo foi buscar evidências de validade do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) para crianças e verificar a precisão entre avaliadores. A amostra foi composta por 200 crianças de seis a 10 anos, ambos os sexos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. O TPC e o HTP, usado como medida externa, foram administrados individualmente, sempre nesta ordem. Os protocolos do HTP das crianças foram classificados em dois grupos extremos considerando a ausência ou a presença de indicadores de adequação emocional e, em seguida, comparados e correlacionados com o TPC. Nos resultados, o grupo com maior dificuldade em lidar com demandas emocionais pelo HTP apresentou a cor por dupla vermelho e marrom aumentado no TPC. No estudo de precisão entre avaliadores, a concordância entre os dois juízes independentes foi de 88%. Conclui-se que o TPC é um instrumento com evidências de validade e precisão.

Palavras-chave : avaliação psicológica; teste das pirâmides coloridas; desenho da casa-árvore-pessoa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )