SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Fidedignidad y Validez del Test de Pfister para Evaluación de los niñosEl strés en el pelo: revisión sistemática de cortisol en el pelo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  y  COLOGNESE, Bruna Tolotti. Prejuízos de funções executivas em usuários de cocaína e crack: case studies. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 195-201. ISSN 1677-0471.

O uso abusivo de substâncias é comportamento que causa danos significativos à saúde, sendo um dos principais problemas de saúde pública. A compreensão dos prejuízos ocasionados é fundamental para traçar estratégias mais eficazes de tratamento. A presente pesquisa propôs-se a investigar alterações neuropsicológicas em usuários cocaína e crack, identificando prejuízos nas funções executivas. Cinco pacientes, usuários de cocaína e/ou crack, participaram do estudo, por meio de aplicação de uma entrevista semiestruturada, do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (Neupsilin), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e Teste não verbal de inteligência geral – BETA III. Os resultados da avaliação demonstraram prejuízos na velocidade de processamento cognitivo, dificuldade no raciocínio geral e dificuldades em tarefas envolvendo atenção e memória na maioria dos sujeitos. Sendo estas funções necessárias ao funcionamento executivo, pode-se estimar que estes prejuízos na cognição e comportamento dos pacientes prejudiquem a aderência ao tratamento e manutenção da abstinência.

Palabras clave : neuropsicologia; funções executivas; cocaína; crack.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )