SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Precisão e validade do Pfister para avaliação de criançasEstresse em um fio de cabelo: revisão sistemática sobre cortisol capilar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  e  COLOGNESE, Bruna Tolotti. Prejuízos de funções executivas em usuários de cocaína e crack: case studies. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 195-201. ISSN 1677-0471.

O uso abusivo de substâncias é comportamento que causa danos significativos à saúde, sendo um dos principais problemas de saúde pública. A compreensão dos prejuízos ocasionados é fundamental para traçar estratégias mais eficazes de tratamento. A presente pesquisa propôs-se a investigar alterações neuropsicológicas em usuários cocaína e crack, identificando prejuízos nas funções executivas. Cinco pacientes, usuários de cocaína e/ou crack, participaram do estudo, por meio de aplicação de uma entrevista semiestruturada, do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (Neupsilin), Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e Teste não verbal de inteligência geral – BETA III. Os resultados da avaliação demonstraram prejuízos na velocidade de processamento cognitivo, dificuldade no raciocínio geral e dificuldades em tarefas envolvendo atenção e memória na maioria dos sujeitos. Sendo estas funções necessárias ao funcionamento executivo, pode-se estimar que estes prejuízos na cognição e comportamento dos pacientes prejudiquem a aderência ao tratamento e manutenção da abstinência.

Palavras-chave : neuropsicologia; funções executivas; cocaína; crack.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )