SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Las alteraciones en las funciones ejecutivas de los usuarios de crackPropiedades psicométricas de las escalas de bienestar: PWI, SWLS, BMSLSS y CAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471

Resumen

SILVA, Andressa Melina Becker da  y  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Estresse em um fio de cabelo: revisão sistemática sobre cortisol capilar. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 203-211. ISSN 1677-0471.

A avaliação psicológica do estresse tem mudado segundo os avanços tecnológicos, incluindo, além dos inventários, métodos psicofisiológicos, com medidas mais precisas, como a concentração do cortisol. Técnicas mais invasivas, como a avaliação do sangue, da saliva e da urina, estão sendo substituídas pela análise capilar. Esta pesquisa fez uma revisão sistemática dos últimos dez anos, com 19 estudos que utilizaram cortisol capilar como indicativo de estresse crônico, destacando o tipo de população e de metodologia da análise bioquímica. Conclui-se que o cortisol medido pelo fio de cabelo pode ser um biomarcador de estresse crônico, já que avalia o estresse retrospectivo, além de não necessitar de medidas repetidas para isso, reduzindo os gastos com reagentes bioquímicos. É uma medida potencialmente útil em contexto clínico e esportivo.

Palabras clave : cortisol; psicofisiológico; marcadores biológicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )