SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Estresse em um fio de cabelo: revisão sistemática sobre cortisol capilarVelocidade de processamento da informação em adolescentes de escolas públicas e privadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471

Resumo

BEDIN, Lívia Maria  e  SARRIERA, Jorge Castellá. Propriedades psicométricas das escalas de bem-estar: PWI, SWLS, BMSLSS e CAS. Aval. psicol. [online]. 2014, vol.13, n.2, pp. 213-225. ISSN 1677-0471.

Este artigo tem como objetivo verificar as propriedades psicométricas dos instrumentos de bem-estar: Personal Wellbeing Index (PWI), Satisfaction With Life Scale (SWLS), Brief Multidimensional Students’ Life Satisfaction Scale (BMSLSS) e Core Affects Scale (CAS) em uma amostra de adolescentes e adultos. Participaram deste estudo 543 adolescentes com idades entre 12 e 16 anos (68,3% meninas) e seus respectivos pais, com idade média aproximada de 44 anos (DP=6,56), totalizando 1086 participantes. Os resultados indicam que o PWI e as escalas SWLS, BMSLSS e CAS apresentam, no geral, bons índices de ajuste quando da realização da análise fatorial (exploratória e confirmatória) para a amostra de adolescentes e de pais, considerando-se o sexo e a idade. A verificação das propriedades psicométricas de medidas cognitivas e afetivas de bem-estar para uso no contexto brasileiro é fundamental para o desenvolvimento da área, assim como para propostas de intervenções baseadas nessas medidas.

Palavras-chave : bem-estar subjetivo; PWI; SWLS; BMSLSS; CAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )